ÁREAS

Antitruste

Consultoria em demandas concorrenciais na esfera administrativa, judicial ou arbitral, bem como no desenho interno de estratégias de compliance

 

A Ferres Economia é uma das principais consultorias em antitruste do país. Reconhecida por importantes publicações internacionais (WWL, GCR, Leaders League), atua há mais de dez anos em várias das principais discussões concorrenciais do que passaram pelo CADE e outras autoridades. Casos reconhecidos, como Elo, Itau-Mastercard, IAG-Latam, CSN-Usiminas e Avon-Natura, entre vários outros, contaram com o suporte da Ferres Economia.

O trabalho envolve a elaboração independente de peças e pareceres que ajudem a reduzir a assimetria de informação entre empresas e Estado. O principal diferencial da Ferres Economia é sua abordagem pragmática, aproximando as visões das áreas jurídica e de negócios das empresas com a perspectiva do regulador em atos de concentração, an'alise de condutas ou esclarecimento de discussões econômicas no Judiciário ou em processos arbitrais. .

Nosso objetivo é ajudar empresas e representantes legais a pensarem temas complexos sob a lógica econômica, adicionando uma perspectiva multidisciplinar à análise tradicionalmente jurídica em contextos preventivos (na formulação de programas de compliance, por exemplo) ou em situações já estabelecidas (processos administrativos, judiciais ou arbitrais, ou negociações privadas).

 

Regulação Financeira de Dados

Suporte econômico em discussões regulatórias no setor financeiro, de pagamentos e de gestão de informação, com análise integrada de múltiplas dimensões inter-relacionadas

 

Reconhecida como uma das principais consultorias na área financeira e de meios de pagamentos do país e com atuação internacional, a Ferres Economia atua ativamente na condução econômica de processos de enquadramento regulatório de empresas, processos de autorização junto ao Banco Central ou Susep e na avaliação de discussões regulatórias, tanto sob a ótica de formulação de políticas públicas como sob a perspectiva de avaliação de impacto sobre os negócios.

 

Estas discussões envolvem auto-regulações setoriais, discussões legislativas e regulatórias sobre o tema (Bacen, Susep, CVM) ou ainda processos internos de constituição ou adequação regulatória em questões como open banking e open data, meios de pagamento, pagamentos instantâneos, integração com atividades financeiras e de seguros (SCDs, SEPs, DTVMs, microsseguradoras, IPs, IAPs, facilitadores de pagamento, facilitadoras de cambio, clearings, etc). Em parceria com a DC2C e GFA, atuamos em aspectos econômicos envolvendo proteção de dados, oferecendo soluções one stop shop para adequação nessa área.

 

Regulação Setorial

Assessoria econômica sofisticada para avaliar riscos, impactos e recomendações em discussões regulatórias de diferentes setores da economia

 

A Ferres Economia tem intensa atuação em discussões regulatórias setoriais, trazendo como diferencial a experiência simultânea de ex-reguladores e de executivos de negócios. Com larga experiência em setores como saúde, educação, combustíveis, transporte, energia e comunicação, assessorando empresas em temas que repercutem sobre toda a sociedade, a Ferres Economia elabora pareceres, ferramentas de simulação, notas técnicas e outras peças que buscam aproximar posições e estabelecer um diálogo técnico e objetivo com agencias e autoridades reguladoras.

Discussões de marcos regulatórios, revisões tarifárias, medidas relacionadas à comércio exterior ou interface desses temas com questões gerais de tributação, por exemplo, são tratados de modo acessível e sempre buscando um ângulo mais adequado de análise.

Entregamos credibilidade e opiniões consistentes, fundamentadas e independentes para ajudar nossos clientes a contribuir com a agenda reguladora do país e avaliar o impacto econômico de cada discussão sobre a sociedade, seus negócios e seu posicionamento estratégico. Nessa tarefa, damos particular enfase `a construção de narrativas que permitam aumentar a compreensao das posições de cada parte para construir uma solução melhor.

 
 

Estratégia Econômica

Recomendações de atuação empresarial que integram análise econômica à estratégia competitiva, regulatória e de gestão de negócios e contratos

 

Suporte empresarial para adequação estratégica do negócio à luz de temas concorrenciais e regulatórios, bem como na formulação de estratégias de condução de processos jurídicos ou construção de agendas propositivas. Tais soluções são particularmente necessárias em processos de discussões de marcos regulatórios, de mudanças estruturais relacionadas à propriedade intelectual, de difusão de inovações ou ainda para elaboração de planos de negócios em processos de expansão ou de recuperação judicial.

 

As entregas são feitas na forma de recomendações objetivas, fundamentadas em dados e mensura'c~oes, lógicas claras e experiência pretérita, aliando uma visão pragmática de negócios com sólido background teórico em temas econômicos, de análise de dados e de uso de tecnologia. Aspectos de negócios contam com a parceria da Teros, de sorte a oferecer soluções únicas para problemas multifacetados. 

Rua Fradique Coutinho, 212 Ed. Pátio Pinheiros - 2º andar

Pinheiros - São Paulo, SP - CEP: 05416-000

+55 11 9 8217 5537 / +55 11 3065.0900